Av. Caçapava, 527 - 2o andar, Bairro Petrópolis

Porto Alegre, RS 90460-130

Estacionamento gratuito na frente

© 2014 por VITTALIS STUDIO PILATES. 

dúvidas

O que é pilates? Pilates emagrece? Pilates ou musculação? Com certeza você já se deparou com dúvidas como essas, não é? Para que você saiba tudo sobre pilates, separamos alguns dos principais questionamentos dos nossos alunos. Confira:

 

>> O que é pilates original?

O Método Pilates é um sistema de exercícios que usa uma série de movimentos únicos. Joseph Pilates projetou esses exercícios, que combinam alongamento e fortalecimento usando aparelhos com resistência à mola e exercícios de solo. O Pilates Original, autêntico, clássico ou verdadeiro é aquele que respeita o Método criado por Joseph Pilates, também conhecido como "arte do controle". Esse sistema de exercícios funciona de dentro para fora e fortalece o que ele chamou de "Powerhouse", que são os músculos mais profundos do abdômen, coxas internas e nádegas. É um excelente exercício para corpo e mente, segundo o próprio Joseph, que dizia: "é a mente que esculpe o corpo". A prática regular de Pilates melhora o condicionamento físico e mental, melhora a postura, a circulação, desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo e também é uma das melhores escolhas para reabilitação de inúmeras doenças. 

>> Pilates emagrece?

O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado.

A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento. Mas para quem quer emagrecer, os especialistas recomendam combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação.

 

A quantidade de calorias queimadas também vai depender do seu biotipo corporal e do nível de esforço que você faz. Atividades como o Pilates, que priorizam a qualidade dos movimentos, ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse. Além disso, praticar exercícios melhora a autoestima e estimula um estilo de vida saudável, coisas diretamente relacionadas com a perda de peso. Confira mais no blog!

 

>> Pilates ou musculação?

Os exercícios do Pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas, portanto ele atua melhor na DEFINIÇÃO da musculatura.

 

>> Quanto tempo leva para ver o resultado?

A intensidade dos exercícios de pilates, a frequência semanal das aulas de pilates, a alimentação e o tipo de corpo da pessoa são determinantes. Cada metabolismo reage de maneira diferente - uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais.

 

Levando-se em consideração 2 aulas de pilates por semana com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir do 1º mês. Atenção! As primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.

 

Joseph Pilates define:  “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros perceberão e com 30 sessões você terá um novo corpo”.

 

>> Quantas vezes por semana devo praticar aulas de pilates?

Se você já pratica outro esporte ou qualquer atividade física, a recomendação é de 2x por semana. Para os sedentários, 2x ou 3x por semana é o ideal. Variar exercícios de Pilates com atividades aeróbicas como caminhada, dança ou futebol, por exemplo, são ótimas opções para se ter um corpo saudável e livre de dores.

 

>> O que vestir nas aulas de pilates?

O Pilates envolve movimentos de todo o corpo, por isso pede roupas que proporcionem bastante flexibilidade. Como o instrutor precisa ver todos os movimentos do seu corpo para avaliar o desenvolvimento dos exercícios e corrigir sua postura, escolha roupas leves, mas evite roupas largas demais.
 

Para as mulheres, uma calça legging e uma regata justa são roupas ideais para a aula. Para os homens, shorts e camiseta.  Lembre de prender os cabelos, tirar brincos, anéis e acessórios. Ah, e meias antiderrapantes nos pés para não escorregar nos aparelhos!

 

>> O que comer antes e após a os exercícios de pilates?

Evite exercitar-se de barriga vazia! O baixo nível de açúcar no sangue pode provocar mal-estar, tontura ou até mesmo desmaio. No caso de lanches leves, o ideal é alimentar-se até meia hora antes das aulas de pilates. Refeições como café da manhã, almoço ou janta devem ser feitas duas horas antes dos exercícios. Confira algumas dicas sobre o que comer antes ou depois de praticar pilates.

 

ANTES

Pães com queijo, sucos naturais, bolachas sem recheio, barrinhas de cereais ou frutas são ideais para ingerir até meia hora antes dos exercícios, pois são de baixo ou médio índice glicêmico. Fibras e nutrientes ricos em proteínas devem ser evitados, pois exigem um esforço muito maior para ser digeridos.

 

APÓS

Após as aulas de pilates, priorize alimentos ricos em carboidratos para repor rapidamente a energia do organismo. Proteínas ajudam a recuperar as fibras musculares destruídas pelo exercício, enquanto que vitaminas e minerais combatem os radicais livres (moléculas que aceleram o envelhecimento do organismo) gerados pela atividade física.


 

>> Confira mais em nosso blog!